A prevenção é sempre a melhor alternativa, afinal, diagnósticos precoces podem manter a saúde do seu pet.
Entre os exames importantes que devem ser realizados, existe o SDMA – um exame que pode adiantar em até dois anos o diagnóstico da doença renal em cães e gatos.
O biomarcador renal Dimetilarginina Simétrica (SDMA), tem apresentado resultados significativos em termos de precocidade para o diagnóstico da doença renal. É uma pequena molécula liberada na corrente sanguínea durante a degradação de proteínas, que é excretada principalmente (90%) pelos rins. Os níveis de SDMA são elevados quando menos de 50% da função renal está comprometida, além disso, não sofrem interferências como acontece com a creatinina, que é influenciada pela massa muscular e alimentação.
A doença renal crônica é uma das condições mais frequentes e progressivas, por isso, enfatizamos a importância da prevenção: quanto mais cedo ela for detectada, maiores as chances de êxito no controle e no tratamento.
Problemas nos rins são mais comuns em animais acima de seis anos, mas isso não exclui a possibilidade de animais mais novos sofrerem com a enfermidade. Por isso, fique atento aos sintomas do seu paciente pet.