As leishmanioses säo zoonoses provocadas por diversas espécies de protozoários do gênero Leishmania
A leishmaniose visceral é uma doença crônica grave que afeta ao homem e aos animais, com prognóstico reservado e na maioria dos casos fatal. É causada por espécies do gênero Leishmania pertencem à família Trypanosomatidae.
Animais silvestres e domésticos são os reservatórios mais comuns do parasita, que tem como vetores, insetos dípteros, da família Phlebotominae.
A ocorrência da doença em uma determinada área depende basicamente da presença do vetor susceptível e de um hospedeiro /reservatório igualmente susceptível.
As leishmanioses encontram-se amplamente distribuídas em regiões tropicais e subtropicais.
Diferentes técnicas podem ser realizadas para o diagnóstico de leishmaniose visceral canina. Há recomendação da execução dos testes de Imunocromatografia e ELISA concomitante, e a critério clínico o exame RIFI.
Porém existe outro método como o diagnóstico parasitológico, a técnica consiste na visualização de formas amastigotas no material que pode ser oriundo do aspirado de medula e por (CAAF) de baço, fígado e linfonodo. Além disso também pode ser analisados esfregaços sanguíneos.
Para a realização do esquema vacinal basta a execução do teste de imunocromatografia.