Em época de chuva, atenção redobrada: leptospirose

É uma doença universal que tem como hospedeiros o homem ,animais domésticos e silvestres. É causada por um patógeno denominado Leptospira sp. A incidência dessa enfermidade é maior em países de clima tropical e em época chuvosa atinge seu pico. A transmissão pode ocorrer pelo contato direto com a urina de animais enfermos ou através da água, solo ou lama contaminada.

O curso da doença pode ser subagudo, agudo ou crônico. A fase inicial é correspondente a leptospiremia ou seja, a multiplicação de leptospira na corrente sanguínea. Na fase seguinte o patógeno se aloja em órgãos como: rins, baço e fígado. Posteriormente ocorre a fase leptospirúrica na qual o animal infectado libera a leptospira para o meio ambiente através da urina.

Exames complementares como hemograma, bioquímicos, dosagem sérica de ureia e creatinina além de urinálise podem ser usados como auxílio no diagnóstico da leptospirose, já que  apontam disfunção em órgãos  acometidos e colaboram para a avaliação clínica do animal.

O Diagnóstico pode ser feito através de Exames específicos, sorológicos ou através de técnicas de biologia molecular.

CONTATO

Fale conosco e saiba como podemos te ajudar

(71) 99145 -4498

Contrate nossos serviços

Mande mensagem

Acesse nosso formulário